logo iot sbot
Dr. Carlos Dorilêo
Médico do Exercício e do Esporte
CRM 125817 / TEOT 11835 / RQE 60153 & 65955
logo medesp sbmee
sbot & sbmee & medesp

Diagnóstico

"Believe in yourself! Overcoming! After getting seriosly injured on march, I went through a major shoulder surgery, where I was told I'd need 6 months recovery! I'm far away from my 100% but being able to board again in the same season with only 7 weeks after surgery, @mammothmountain brought me a smile and some confidence back! I'd love to share this moment with all my friends and family that always care and were there for me and a big thanks for all my doctors, orthopedist, physical therapist and specially my surgeon Dr. Danilo and @doutorcarlos.dorileo that made a perfect job! Without all of you it wouldn't be ever possible."

Bruno Villela


A medicina esportiva utiliza a alta tecnologia desenvolvida para os atletas de ponta para o diagnóstico e tratamento das lesões. O preciso diagnóstico e a melhor opção terapêutica promovem um rápido e seguro retorno às atividades físicas. #returntoplay


"Nesta noite a Seleção Brasileira de Futsal inicia a série de amistosos preparatórios para o Mundial encarando um dos principais rivais na modalidade, a Argentina.
Em um treino da semana passada tive um trauma no tornozelo, contratempos que saem do nosso controle quando nos dispomos a dar o melhor. Iniciei um tratamento intenso supervisionado por @kleberbarbao_clinisport e @doutorcarlos.dorileo, continuo treinando, compondo a equipe.
Hoje ainda estarei fora das quatro linhas, mas acredito que com condição de atuar nas próximas partidas."


Jackson



Tradicionalmente, o tratamento preconizado para entorse de tornozelo era de 2 a 3 semanas de imobilização com tala gessada (protocolo RICE) para uma posterior fisioterapia, com tempo de retorno médio de 6 a 8 semanas nas lesões mais graves:

  • Rest - repouso;
  • Ice - gelo;
  • Compression - compressão;
  • Elevation - elevação.

A medicina esportiva evoluiu, e o RICE virou PRICE, com a adicão do robofoot no lugar da tala gessada, permitindo ao paciente deambular com menos impacto na região da lesão.

Um membro imobilizado é um membro mais fraco, atrofiado, com inibição de fibras proprioceptivas, a reabilitação mais efetiva demanda movimento. Para isso, estabeleceu-se o protocolo POLICE:
Protection - robofoot somente para deambulação, sendo retirado durante as sessões de fisioterapia;
OL - optimal load - é a carga idea de treinamento - quanto é essa carga? O parâmetro sempre é a dor, a reabilitação deve ser indolor, realizando movimentos tanto na articulação como nos outros segmentos corpóreos, diminuindo perdas musculares e de condicionamento físico, sempre tendo a dor como limite;
I - ice - gelo - crioterapia - sempre 20 minutos após as sessões e a cada 2 horas sessões de 20 em 20 minutos, podendo otimizar a analgesia com dispositivos pneumáticos, como a game ready;
C - compressão - fisioterapia (terapia manual) para diminuição do edema uso de fitas elásticas como cobam para diminuir edema;
E - Elevation - elevação durante repouso para controle de edema.

Medicina do Esporte
Instituto de Ortopedia USP

Parceiros

Game Ready
Clínica Move
Kit Recuperação